A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, recordou, esta sexta-feira, o músico Luís Jardim, descrevendo-o como um "homem talentoso, multifacetado e carismático".
"O músico e produtor Luís Jardim deixou-nos hoje, inesperadamente. Desaparece um homem talentoso, multifacetado e carismático", escreveu a ministra da Cultura na rede social X.
Na nota, Margarida Balseiro Lopes enviou "condolências à família e amigos" de Luís Jardim e recordou "as colaborações com as maiores estrelas da música internacional e vários artistas portugueses".
O músico e produtor Luís Jardim deixou-nos hoje, inesperadamente. Desaparece um homem talentoso, multifacetado e carismático. Envio as minhas condolências à família e amigos, recordando as colaborações com as maiores estrelas da música internacional e vários artistas portugueses.
— Margarida B Lopes (@margaridalopes) July 4, 2025
O músico e produtor musical Luís Jardim morreu esta sexta-feira, 4 de julho, no dia em que celebrava 75 anos.
A notícia da sua morte foi avançada por Alberto João Jardim, antigo presidente do Governo Regional da Madeira e primo do músico. "Partiu o meu primo, Luís Alberto Gonçalves Jardim. Músico e empresário, no seu estúdio de Londres gravaram grandes 'estrelas', Beatles inclusive", escreveu o político na rede social X.
"Ficaram as memórias, pelo seu humor e pela sua proatividade, as suas passagens por programas das televisões portuguesas. Até à vista, Luís", acrescentou.
X1:Partiu o meu Primo,Luís Alberto Gonçalves Jardim.
— Alberto Joao Jardim (@AlbertoJoaoJar1) July 4, 2025
Músico ("Demónios Negros",lembram-se?) e Empresário,
no Seu Estúdio de Londres gravaram grandes "Estrelas",
"Beatles"inclusive.
Sempre empreendedor,a vida…(ver X2 e X 3)
Também o atual presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, lamentou a morte do "querido amigo" Luís Jardim.
"É com profunda tristeza que me despeço do meu querido amigo Luís Jardim. Natural da Madeira, o Luís foi muito mais do que um brilhante músico e produtor musical, foi uma pessoa generosa, talentosa e inspiradora", escreveu Miguel Albuquerque numa nota publicada na rede social Facebook.
Albuquerque sublinhou que teve o "privilégio de partilhar momentos" com o produtor e que viu de perto o "impacto que deixou no mundo da música, tanto em Portugal como além-fronteiras".
Luís Alberto Figueira Gonçalves Jardim nasceu a 4 de julho de 1950 na ilha da Madeira. Nos anos 60, fez parte dos Demónios Negros e, na década seguinte, formou a banda Rouge, em Inglaterra, que vendeu milhões de discos.
Participou em bandas sonoras de filmes como 'Gladiador' e 'Um Peixe Chamado Wanda', e fez várias digressões mundiais com vários artistas de referência.
O produtor musical trabalhou com artistas de renome internacional, como David Bowie, Rolling Stones, Tina Turner, George Michael, Rod Stewart, Diana Ross, Mariah Carey, Celine Dion, Elton John, Julio Iglesias, Cindy Lauper, Michael Bolton, Gloria Estefan e Michael Jackson.
Em Portugal, produziu discos de vários artistas, como Rui Veloso e João Pedro Pais, e foi jurado de vários programas de talentos, como os 'Ídolos', 'Uma Canção Para Ti' e 'A Tua Cara Não Me É Estranha'.
Além da música, Luís Jardim teve uma breve carreira como guarda-redes, jogando nos juniores do Marítimo e nas equipas de formação do Chelsea, antes de optar definitivamente pela música.
Leia Também: Morreu o produtor musical Luís Jardim, no dia em que fazia 75 anos