O FC Porto 'meteu a quinta' na I Liga, esta segunda-feira, ao golear na deslocação ao reduto do AVS (0-5), na Vila das Aves, impulsionado por um imparável Samu Omorodion.
Num primeiro tempo em que os espanhóis brilharam, Nico González abriu o ativo sensivelmente a meio (22') e Samu tratou de rubricar um hattrick em apenas 14 minutos (32', 38' e 45+1').
O recém-entrado Rodrigo Mora ficou com a responsabilidade de fechar a goleada azul e branca, aos 88 minutos, naquela que foi a sua estreia a marcar pela equipa principal, mantendo o FC Porto a três pontos do líder e campeão Sporting.
Nico arrancou e Samu 'fuzilou'
Enquanto Vítor Campelos provocou uma 'revolução' no onze por comparação ao duelo frente aos Sandinenses (0-2), Vítor Bruno procedeu apenas a duas alterações face ao triunfo diante do Hoffenheim (2-0), com as entradas de Fábio Vieira e Danny Namaso para os lugares de Iván Jaime e Wenderson Galeno, respetivamente.
A entrada dos dragões, essa, não poderia ter sido melhor. Numa fase madrugadora da partida, duas bolas aos ferros, em apenas três minutos, pareciam dar o mote do quão avassaladores viriam a ser no primeiro tempo. Primeiro, o poste esquerdo da baliza de Ochoa evitou aquele que seria um autogolo caricato e, de seguida, o remate de Pepê 'esbarrou' na trave.
Seria uma questão de tempo até se gritar golo na Vila das Aves. Sensivelmente a meio da primeira parte, Nico González correspondeu da melhor forma ao cruzamento de Fábio Vieira, que se (re)estreou a assistir com a camisola azul e branca, aos 22 minutos. O FC Porto não tirou o 'pé do acelerador' e, face à busca incessante por mais golos, Samu Omorodion rapidamente se tornou no protagonista da noite, com um assinalável hattrick em apenas... 14 minutos.
Já para lá da meia hora de jogo, o avançado espanhol beneficiou de um passe de Martim Fernandes para ampliar a vantagem (32') e não tardaria em chegar ao bis, num filme algo semelhante ao do primeiro golo, aos 38 minutos. O terceiro festejo apareceu já aos 45+1', com Samu a voltar a fazer das suas após um passe açucarado de Pepê.
Serenar e gerir... com Mora a fechar
Vítor Campelos promoveu uma tripla alteração no arranque do segundo tempo, no sentido de corrigir tudo o que de mal havia acontecido na primeira metade do encontro, sendo que Vítor Bruno acabou por ir atrás, aos 64 minutos, ao fazer entrar Zé Pedro, André Franco e Rodrigo Mora, com o controlo do jogo em sua posse.
O AVS ainda chegou a estar perto de reduzir a pesada desvantagem, mas foi o FC Porto - já com João Mário e Eustáquio em campo - que chegaria a mais um golo, com a estreia de Rodrigo Mora a 'faturar' pela equipa principal, aos 88 minutos.
Com este resultado, o FC Porto passa a somar 24 pontos na segunda posição, a três do Sporting, levando cinco de vantagem em relação ao Benfica (com menos uma jornada). Já o AVS soma o primeiro desaire caseiro, com nove pontos somados, na 12.ª posição.
Leia Também: Um, dois, três. Hattrick de Samu Omorodion no FC Porto em 14 (!) minutos
Leia Também: Fábio Vieira (re)estreou-se a assistir no FC Porto e Nico festejou
Leia Também: Três minutos, duas bolas aos ferros. FC Porto desesperou nestes lances
Onzes
AVS: Guillermo Ochoa, Fernando Fonseca, Roux, Devenish, Kiki, Gustavo Assunção, Jaume, John Mercado, Piazón, Tunde e Djeras.
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Nico González, Alan Varela, Fábio Vieira, Pepê, Danny Namaso e Samu Omorodion.
Antevisão
O FC Porto prepara-se para encerrar a nona jornada da I Liga, esta segunda-feira, com uma deslocação ao reduto do AVS, na tentativa de 'fugir' do rival Benfica para se reaproximar, simultaneamente, do outro rival, o líder (e campeão) Sporting.
A equipa de Vítor Bruno regressa ao campeonato com o 'embalo' do triunfo frente ao Hoffenheim (2-0), naquele que foi o primeiro sorriso azul e branco na Liga Europa, com o intuito de 'meter a quinta', mas não terá tarefa fácil.
Já o conjunto de Vítor Campelos não sabe o que é perder em casa na presente temporada, com o registo de duas vitórias e dois empates, destacando-se o facto de não ter sofrido qualquer golo em nenhum dos últimos três duelos na Vila das Aves.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental), na Vila das Aves, com arbitragem de Miguel Nogueira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: AVS-FC Porto: Dragão 'foge' do Benfica na 'perseguição' ao Sporting?