O mercado de transferências de verão já abriu oficialmente e o FC Porto promete ser um dos clubes mais ativos por conta da 'revolução' que André Villas-Boas quer promover no plantel que vai estar às ordens de Francesco Farioli, novo treinador que vai ser anunciado muito em breve após a saída de Martín Anselmi. Neste sentido, e após a saída, já oficial, de Iván Marcano, a defesa é uma prioridade com o nome de Dominik Prpic a ser um dos mais fortes à sucessão do espanhol.
O empresário do jovem defesa croata de 21 até já confirmou estar em negociações com o FC Porto e garantiu que estas se encontram bem encaminhadas para chegar a bom porto nos próximos dias.
"Ainda estamos a falar, a acertar os detalhes finais para finalizar o negócio. Até que seja oficial, não posso dizer grande coisa… É um interesse recente, de há alguns dias. Havia outros clubes na luta, mas o FC Porto foi mais concreto e o negócio está a desenvolver-se no sentido certo", começou por afirmar Mela Kodro, em declarações ao jornal croata Sportske Novosti.
"Espero que termine rapidamente… Este é o clube certo para o próximo passo. Foi projetado como a primeira contratação e a situação surgiu porque o Iván Marcano está de saída do FC Porto. Prpic é apontado como seu substituto e terá certamente espaço. Este é um passo sério, mas também apropriado para o desenvolvimento da sua carreira", acrescentou o agente.
Em causa estará um montante de sete milhões de euros que o FC Porto prepara-se para pagar ao Hajduk Split, valor que o empresário de Prpic recusou comentar.
"Não posso falar disso. O mais importante é que o Hajduk, o FC Porto e o jogador cheguem a um acordo entre si, para que todas as partes envolvidas fiquem satisfeitas. Estamos num bom caminho para que isso aconteça", terminou.
Perante tudo isto, irá, Dominik Prpic assinar pelo FC Porto? Ou o FC Porto irá optar por outros alvos? O Desporto ao Minuto analisa os prós e contras deste rumor.
Por que pode acontecer?
Com 21 anos e passagem pelas camadas jovens da Croácia, a aposta em Dominik Prpic pode ser certeira e trazer 'sangue' novo a uma defesa que se desespera por alguém que assuma o papel de patrão.
Com 1,88 metros de altura e 80kg de peso, Prpic conta com uma envergadura física assinalável que promete meter respeito perante qualquer avançado.
Além disso, e caso se verifique uma valorização por conta do rendimento desportivo, o FC Porto poderá colher frutos com uma possível transferência futura, ajudando a equilibrar as contas da SAD, que tem vivido anos de grande dificuldade.
Por que pode não acontecer?
Por seu lado, a idade (21 anos) pode ser um entrave porque mais do que nunca o FC Porto precisa de ser uma voz de comando e Prpic ainda é muito jovem e terá de se adaptar a uma nova realidade e a um novo idioma.
Tendo em conta que em cima da mesa está um valor de sete milhões de euros, a direção de André Villas-Boas também poderá aplicar esse investimento num outro defesa que com um bocadinho 'mais de peso' no balneário e cujo risco da aposta seja mais reduzido e traga resultados mais rápidos.
Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O rumor da semana', que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.