A partir da próxima semana, os beneficiários passam a contar com um portal da Segurança Social novo. O Instituto da Segurança Social (ISS) anunciou que o lançamento será acompanhado por períodos de instabilidade no acesso ao site do organismo.
Na prática, o novo portal vai juntar o site informativo do ISS e o da Segurança Social Direta:
"Na próxima semana será lançado o novo Portal da Segurança Social, resultado da integração entre o atual Portal Informativo e a Segurança Social Direta", pode ler-se num comunicado divulgado pelo ISS.
Ao que indica o ISS, "este novo espaço digital foi desenvolvido com o propósito de modernizar, simplificar e tornar mais acessível a informação e os serviços prestados pela Segurança Social".
Assim, "num único portal, os utilizadores poderão aceder tanto aos conteúdos informativos como às funcionalidades transacionais já existentes, agora com uma navegação mais intuitiva e centrada nas suas necessidades".
Precisa de aceder ao portal? Atenção
Se precisa de aceder ao portal da Segurança Social, saiba que estão previstos "períodos de instabilidade" entre os dias 5 e 6 de julho, ou seja, já este fim de semana, uma vez que vão ser feitas intervenções técnicas no âmbito desta mudança.
"Para garantir uma transição técnica segura, estão previstos períodos de indisponibilidade entre os dias 5 e 6 de julho. Durante este intervalo, o acesso aos serviços estará temporariamente suspenso, não sendo possível realizar operações", pode ler-se na mesma nota divulgada.
A Segurança Social acrescenta ainda que se trata de "mais uma iniciativa integrada no programa Primeiro Pessoas, que está a transformar digitalmente a Segurança Social, com o objetivo de modernizar e aumentar a eficiência dos serviços, colocando as pessoas e as empresas no centro da estratégia".
Já conhece o simulador de apoios da Segurança Social?
Vale lembrar que a Segurança Social anunciou, em maio, o lançamento de um simulador que revela a que apoios sociais ou subsídios pode ter direito. "Trata-se de uma nova ferramenta digital que pretende simplificar o acesso à informação sobre as prestações sociais disponíveis", explicou na altura o ISS.
"Com um funcionamento intuitivo, o simulador permite ao cidadão conhecer, de forma simples e rápida, a que prestações sociais pode eventualmente ter direito, com base nos dados introduzidos, não sendo o resultado vinculativo", explica ainda o ISS.
O que vai precisar? Segundo o ISS, para poder responder às perguntas do simulador da forma mais correta possível, irá precisar de algumas informações, as quais pode consultar aqui ao iniciar o preenchimento, que demora, em média, sete minutos.
"Este simulador abrange a maioria das prestações da Segurança Social. Os resultados apresentados dependem exclusivamente dos dados que introduzir e não são vinculativos", ressalva o organismo.
Além disso, as "prestações apresentadas nos resultados das simulações respeitam à pessoa que está a efetuar a simulação e respetivos dependentes", sendo que "para os restantes elementos do agregado familiar saberem as prestações a que podem ter direito, como por exemplo o subsídio de desemprego, devem ser os próprios a simular".
Leia Também: Redução do IRS: Salários sobem este ano, mas reembolsos diminuem em 2026