Para conseguir peso, o metabolismo acaba por ter um papel fundamental. Contudo, pode estar a ficar mais lento e dificultar todo este processo. Uma das causas está na escolha de alguns alimentos. Sem saber, podem estar a afetar o seu metabolismo.
Jill Mongene é dietista e ao 'website' SheFinds revelou que alimentos estão a fazer com que o seu metabolismo fique lento. Veja o que está em causa e o que deve evitar o máximo possível.
"Mesmo alimentos aparentemente inofensivos podem contribuir para o aumento de peso se forem consumidos regularmente. De facto, alguns dos maiores culpados são alimentos básicos que se encontram em muitas casas", começa por dizer.
Leia Também: Acelerar o metabolismo? Dois hábitos matinais que fazem toda a diferença
"Existem muitos fatores que contribuem para o aumento de peso após os 40 anos. Ainda assim, um dos maiores culpados é o metabolismo", continua. Conheça alguns alimentos que estão a afetar o seu metabolismo.
Óleos vegetais
"Muitos destes óleos vegetais podem conter gorduras trans ocultas ou óleos parcialmente hidrogenados escondidos sob o rótulo de ingredientes. Sabe-se que gorduras trans e óleos hidrogenados causam disfunções cardíacas, como colesterol alto", revela.
"Cozinhar com óleos vegetais não traz benefícios ao seu corpo ou à sua dieta quando comparado com outro tipo de gorduras, como é o caso do azeite."
Carnes processadas
"Têm sido associadas a potenciais distúrbios no metabolismo e aumento de peso. Passam por cura ou outros métodos em que se introduzem aditivos, conservantes e altos níveis de sódio. Podem contribuir para a resistência à insulina e disfunção metabólica."
Diz ainda que "o alto teor de gordura das carnes processadas, particularmente gorduras saturadas prejudiciais à saúde, pode contribuir para o aumento de peso e impactar negativamente a saúde metabólica".
Produtos lácteos ricos em gordura
"Ao contrário do leite desnatado, outros laticínios contêm uma proporção maior de gorduras prejudiciais à saúde. Portanto, o consumo pode aumentar o peso corporal e agravar as manifestações da síndrome metabólica."
Margarina
"As gorduras trans são conhecidas por aumentar o colesterol mau e diminuir o colesterol bom”, começa por explicar sobre a margarina. Deixa ainda um conselho. “Ler os rótulos com atenção e evitar produtos com óleos parcialmente hidrogenados pode ajudar a reduzir a ingestão de gordura trans."
Arroz branco
"As fibras são importantes para regular o açúcar no sangue e mantê-lo saciado. Sem fibras suficientes, pode comer em excesso, o que pode levar ao aumento de peso." Da mesma forma, é algo que pode acontecer com o consumo de pão branco.
"Estes produtos são desprovidos de fibras e nutrientes, resultando num índice glicémico mais alto, o que significa um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue."
Revela ainda que com o tempo irá acabar por ganhar resistência à insulina e ao aumento da inflamação. Deve sempre optar por grãos integrais que têm mais fibras e ajudam o corpo a ter uma resposta mais estável em relação aos níveis de açúcar no sangue.
Leia Também: Afaste-se destes 11 alimentos. Estão a afetar o metabolismo e não só