Será este o fim dos pequenos-almoços buffet nos hotéis?

Para muitos é um luxo e algo que não querem dispensar. Por outro lado, os pequenos-almoços buffet nos hotéis levam ao desperdício de toneladas de alimentos. Existem cadeias já a implementar diversas estratégias.

pequeno-almoço buffet

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
25/08/2025 09:20 ‧ há 7 horas por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Desperdício alimentar

Cestos de pão e croissants acabados de sair do forno, tabuleiros com queijos e enchidos, panquecas, doces, fruta, saladas, pratos quentes, ovos e salsichas. Os pequenos-almoços buffet nos hotéis costuma ser fartos. Esta é apenas uma amostra do que muitos têm disponível e para comer à vontade. O que muitas vezes não se fala é do desperdício alimentar que se verifica. Exitem hotéis que já estão a trabalhar em medidas de forma a limitar o desperdício de alimentos.

 

"Comida desperdiçada significa desperdício de recursos como terra, água, energia e mão de obra. Uma vez em aterros sanitários, emite gases de efeito estufa que prejudicam o planeta e a biodiversidade", revela à BCC Jocelyn Doyle, chefe de marketing e comunicações da The Sustainable Restaurant Association.

O Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos de 2024 do PNUMA, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revelou que nesse ano foram desperdiçados 1,05 mil milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo, 28% provenientes da restauração.

O problema dos pequenos-almoços buffet nos hóteis

Este tipo de pequenos-almoços buffet acabam por ser um dos principais responsáveis, onde se desperdiça muito mais do que em pequenos-almoços feitos à carta, por exemplo.

"O self-service leva a porções maiores, pois as pessoas avaliam mal o tamanho das porções. Este tipo de pequeno-almoço faz com as pessoas levem mais comida, consumam mais comida e sentem-se menos culpadas por desperdiçar", conta Kelly L Haws, especialista em comportamento do consumidor.

O facto de se querer aproveitar ao máximo o pequeno-almoço leva a este tipo de atitude, especialmente em viagens e durante as férias. "Este cenário desperta uma mentalidade de férias em que a indulgência parece justificada", continua a especialista.

Leia Também: Os alimentos que nunca deve guardar na porta do frigorífico

Desta forma, são várias as estratégias que grupos hoteleiros têm vindo a adotar para conseguirem reduzir o desperdício neste tipo de buffets matinais. "Este tipo de sinais podem reduzir o desperdício e o consumo, ao mesmo tempo em que aumentam a satisfação geral dos hóspedes, criando um efeito positivo para a experiência do hotel", explica Kelly L Haws.

Parte desta mudança também está relacionada com o facto dos hóspedes estarem cada vez mais atentos para as questões de sustentabilidade, como revelou um relatório da Booking.

As estratégias dos hóteis para reduzir o desperdícios nos pequenos-almoços buffet

A BBC dá o exemplo da cadeia Scandic, que opera no norte da Europa, onde estão a ser reduzidos o tamanho dos bolos e doces. Já nos Ibis são usados pratos mais pequenos para evitar o excesso de alimentos que se leva até à mesa.

Já no Novotel Bangkok Sukhumvit são colocadas frases do género 'leve apenas do que conseguir comer e no Hilton Frankfurt são servidas logo porções de iogurte e copos de fruta, para evitar que sejam os hóspedes a servirem-se.

"O buffet de pequeno-almoço all you can eat é um símbolo de uma certa era na hospitalidade, uma era que celebrava a abundância como luxo. Contudo, acredito que o luxo evoluiu. Não se trata mais de quantidade ou excesso, trata-se de consideração, qualidade e cuidado não apenas com os hóspedes, mas também com o planeta", conta à BBC a chef Pichaya "Pam" Soontornyanakij.

Kelly L Haws, especialista em comportamento do consumidor, aponta ainda outras mudanças que podem ser feitas neste tipo de buffets. É o caso de colocar pratos mais pequenos, colocar menos pratos limpos, ter quantidades mais reduzidas de alimentos e até optar por opções já doseadas. 

Também colocar saladas e opções mais leves do início do buffet, pratos mais pesados e compostos no fim e até aumentar o número de pratos que são feitos ao momento podem ser outras estratégias que fazem a diferença. 

O fim do buffet no pequeno-almoço?

Jocelyn Doyle, chefe de marketing e comunicações da The Sustainable Restaurant Association, vai mesmo mais longe e sugere que os hóteis retirem mesmo esta opção de pequeno-almoço buffet dos seus espaços.

“Além de reduzir o desperdício, um menu de pequeno-almoço reduzido, cuidadosamente planeado e preparado na hora, pode proporcionar uma experiência mais tranquila e luxuosa aos hóspedes. O pequeno-almoço é a última parte da oferta que os hóspedes têm antes do check-out, porque não deixá-los com a sensação de serem mimados?"

Leia Também: Aposte nestes alimentos e perca gordura no braço num mês

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas