Saiu do Senegal em busca de 2.ª vida. Foi de vendedor ambulante a modelo

Jovem senegalês embarcou rumo a uma viagem para procurar uma vida melhor. Esteve perto da morte mas acabou por encontrar a fama e vive hoje um sonho que nunca pensou ser possível.

Cheikh Kane

© Instagram/Cheikh Kane

Andrea Pinto
25/08/2025 09:30 ‧ há 7 horas por Andrea Pinto

Mundo

Modelo

Em dezembro de 2021, Cheikh Kane decidiu apanhar um barco no Senegal em busca de uma nova vida. O seu objetivo era deixar a precariedade e tentar arranjar forma de dar à sua família melhores condições de vida.

 

Ao embarcar no sonho, Cheikh embarcaria também na pior viagem da sua vida, à deriva de um mar inconstante e dos vaivéns das ondas. "Foi o pior momento da minha vida", afirma, lembrando que foi um grupo de amigos que o informou e incentivou a apanhar o barco que rumaria às Canárias, em Espanha.

A viagem, contudo, tornou-se no pior momento da sua vida, com a embarcação a perder-se em alto mar e o jovem a acreditar que não sobreviveriam.

"Pensava que íamos morrer. Já não queria saber que ia para Espanha. Só queria chegar a alguma lugar", recorda, em lágrimas, ao 20minutos.

Terra (e novas oportunidades) à vista

Mas, na madrugada do 10.º dia de viagem tudo mudou e Cheikh avistou terra. A embarcação acabaria por parar em Tenerife, naquela que foi "o dia mais feliz" da sua vida.

"Foi o dia mais feliz da minha vida. Era como se tivéssemos esquecido todo o medo e o frio que passámos. Quando me lembro desse momento, ainda fico a pensar se foi real ou não", afirma.

A partir daqui a sua vida sofreu uma volta de 180º com os primeiros dias a serem de muita adrenalina . Conta o jovem – que apesar de não revelar quantos anos tem diz ser maior de idade – que foi acolhido num centro para menores onde teve que comprovar a sua idade e depois disso fez-se à estrada, em busca de alguém que o pudesse ajudar. Assim, viajou até Huelva, no sul de Espanha, seguindo depois para Málaga e Marbella, onde tinha uma pessoa conhecida que o ajudou.

De vendedor a... modelo

Aqui, começou por vender malas na praia e "embora não fosse aquilo que idealizei", numa se envergonhou, pois "pensei que era melhor do que fazer algo de mal".

Seguiram-se trabalhos sazonais na apanha da azeitona, trabalhos a lavar pratos em restaurantes e na construção civil até que um empego como comercial num restaurante mudaria a sua vida.

Aqui, Cheikh Kane tinha como função ganhar clientes para o espaço e foi num dia de trabalho como outro qualquer que o fotografo Aleksander Santos entrou no espaço e acabou por perguntar se o senegalês era modelo.

"Disse-me que eu tinha o perfil para ser modelo e que achava que poderia fazer algo interessante comigo, então trocámos contactos", lembra o jovem, referindo que poucos dias depois, estava no estúdio do homem a ser fotografado.

Sonho maior é ter a família a seu lado

A partir daqui a sua vida mudou. O jovem começou a ver tutoriais no YouTube para aprender mais sobre a profissão, começou a ir a eventos de moda e a tentar fazer contatos como o aconselhara o fotógrafo.

Desde então já trabalhou para nomes como a Cartier, a Vogue, a Nike ou a Adidas e tem fotografais espalhadas por cidades como Paris ou Berlim.

Os pés continuam bem assentes na terra e mantém ainda o seu trabalho como comercial numa loja de motas de água e á noite trabalha em bares. O objetivo é conseguir mandar dinheiro para os seus pais e o seu principal sonho, revela, continua a ser conseguir trazer a sua família, para Espanha, para junto de si.

Leia Também: Regresso ao trabalho com sapatos novos? Espreite as novidades da Seaside

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas