O Matosinhos em Jazz, uma iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, decorre ao longo do mês de julho, tem entrada gratuita e os espetáculos acontecem sempre às 18h00.
Embora os concertos comecem hoje, esta edição arrancou na terça-feira, com a inauguração de uma exposição no Parque Basílio Teles, com a reinterpretação de capas icónicas de álbuns de jazz por cinco artistas portugueses: Barbara R., Nuno Trigueiros, Bina Tangerina, Mariana PTKS e Tiago Galo.
O festival prossegue no sábado com a atuação do pianista brasileiro Amaro Freitas.
Em 12 de julho, o Matosinhos em Jazz recebe corto.alto, projeto do multi-instrumentista britânico Liam Shortall, no dia 13 de julho, a cantora britânica Cherise, em 19 de julho, a australiana Allysha Joy e, em 20 de julho, a luso-croata Lana Gasparøtti.
O cartaz do festival inclui outros dois concertos, que irão acontecer na Praça Guilhermina Suggia.
No dia 24 de julho, a Orquestra Sinfonia do Porto Casa da Música apresenta o espetáculo "Sons do Brasil", com o trompetista Gileno Santana como convidado.
No dia seguinte, a Orquestra Jazz de Matosinhos apresenta-se com o fadista Ricardo Ribeiro e o pianista João Paulo Esteves da Silva.
Estes dois espetáculos acontecem às 22h00 e também têm entrada livre.
Leia Também: Capicua, Burmester, Teatro Praga e Mão Morta no Teatro Constantino Nery