José Mourinho lamentou, esta sexta-feira, as mortes de Diogo Jota e do irmão André, vítimas de um acidente de viação na madrugada de ontem, em Espanha, frisando que se trata daqueles "enigmas da vida que custam a entender". Em declarações à TSF, em Silverstone, antes do Grande Prémio do Reino Unido em Fórmula 1, o treinador português destacou o "talento" de Jota.
"Não é daqueles que procura a fama. Foi a fama que foi ao encontro dele, pelo trabalho, talento e esforço. É uma tristeza muito grande", afirmou Mourinho, dizendo, ainda, estar em "choque".
O treinador luso do Fenerbahçe recordou ainda o caso de Rui Filipe, que morreu na véspera de um jogo do FC Porto.
"Naquela época, o FC Porto foi campeão, com muita força e união num momento de sofrimento para todos", lembrou Mourinho.
Outros casos que chocaram o mundo
Mourinho recordou o caso de Rui Filipe, mas no passado há mais exemplos. Zé Beto, José Antonio Reyes e Yvann Martins também abalaram o futebol nacional, com mortes repentinas e inesperadas, provocadas também elas por acidentes de viação, tal como Diogo Jota e André Silva.
Cerimónias fúnebres arrancaram hoje
Diogo Jota, refira-se, perdeu a vida na madrugada de quinta-feira, vítima de um acidente de viação em Zamora, Espanha, com o irmão André Silva também a perder a vida.
Os corpos dos dois jogadores foram, entretanto, transportados para Gondomar na noite de quinta-feira, depois de terem estado aos cuidados do Instituto de Medina Legal de Zamora. As cerimónias fúnebres arrancam esta sexta-feira, com o velório a estar agendado para as 16h00. O funeral acontecerá amanhã, sexta-feira, a partir das 10h00, naquele que será o último adeus a Diogo Jota e André Silva.
Liverpool adiou arranque da pré-época
Esta sexta-feira surge a informação, vinda de Inglaterra, que o Liverpool adiou o regresso aos trabalhos, na preparação para a nova época. Parte dos jogadores iriam-se apresentar hoje, como era o caso de Diogo Jota, mas a direção dos reds decidiu adiar para segunda-feira, num claro ato de gestão provocado pela morte do camisola 20.
Em Inglaterra, Jordan Henderson, antigo capitão do Liverpool, não conteve as lágrimas ao visitar o mural de homenagem construído pelos adeptos em torno de Anfield. O médio inglês, atualmente a representar o Ajax, cedeu à emoção ao prestar homenagem ao avançado português com quem tantas vezes partilhou o campo.
Leia Também: "Nunca vou conseguir pagar". Diogo Jota lembrou "dívida" aos pais em 2021