Portugal entrou com o pé esquerdo na edição deste ano do Campeonato Europeu de futebol feminino. Na estreia, a equipa orientada por Francisco Neto perdeu de forma expressiva ante a rival Espanha, sendo goleada por 5-0, em jogo da primeira jornada do grupo B.
A equipa das quinas estreava-se no terceiro Europeu de futebol feminino e procurava uma entrada positiva diante das campeãs do mundo. No entanto, tudo correu mal às lusas, que não se puderam queixar de falta de apoios nas bancadas.
O encontro, que decorreu na cidade suíça de Berna, foi recheado de emoção. Ainda antes do apito inicial, foi cumprido um minuto de silêncio como forma de homenagear Diogo Jota e André Silva, que morreram hoje na sequência de um trágico acidente de viação na cidade espanhola de Zamora. Nas bancadas, os adeptos não esqueceram a dupla portuguesa e foram exibindo vários cartazes com mensagens para os dois futebolistas lusos.
No que ao jogo jogado diz respeito, as navegadoras, que recentemente viram confirmada a descida de divisão na Liga das Nações femininas, não tiveram a melhor das estreias e foram para o intervalo a perder por quarto golos de diferença frente a uma das favoritas à vitória final no Campeonato da Europa.
Pouco tempo depois do jogo ter começado, a seleção espanhola abriu o marcador em Berna. Aos dois minutos, e após um cruzamento de qualidade de Olga Carmona, Esther González só teve de atirar para o fundo da baliza à guarda de Inês Pereira. Cinco minutos passaram e houve novo golo na Suíça. Após assistência de Mariona Caldentey, Vicky López, bem posicionada, foge às defesas e encosta para dentro da baliza.
A máquina goleadora espanhola estava a carburar e marcou mais dois golos em cima do apito para o tempo de intervalo. Alexia Putellas, aos 41 minutos, deu o melhor seguimento a um cruzamento de Mariona Caldentey. A avançada do Barcelona sentou Diana Gomes e, com o pé esquerdo, atirou a contar. Aos 43 minutos, Esther González aproveitou o facto da defesa portuguesa estar a dormir e bisou no encontro.
No segundo tempo, a Espanha baixou o ritmo e a equipa das quinas conseguiu equilibrar um pouco mais a partida. Francisco Neto operou algumas alterações ao intervalo e viu a sua equipa estar perto de marcar. Aos 75 minutos, Ana Capeta esteve perto do golo, numa jogada em que surgiu à vontade na área adversária, mas atirou muito por cima da barra.
Do lado oposto, a frieza espanhola voltou a fazer das suas. Já nos descontos, e após um cruzamento bem medido de Salma Paralluelo, as espanholas chegaram ao quinto golo (90+3'), através da benfiquista Cristina Martin-Prieto, num golpe de cabeça imparável.
Contas feitas, Espanha assume desde já a liderança do Grupo B com três pontos. Na outra partida do dia, a Itália derrotou a Bélgica, por 1-0. As italianas são segundas com três pontos, com as belgas e as portuguesas a fecharam a tabela sem pontos conquistados.
Leia Também: "Muito mais que futebol". Espanha-Portugal teve homenagem a Diogo Jota