Muitas pessoas confundem caspa e couro cabeludo seco porque causa problemas semelhantes, mas, na realidade, "têm ligeiras diferenças e são causadas por fatores diferentes", explica Noah Gratch, um dermatologista, citado na Prevention.
Quais as principais diferenças? Para conseguir descobrir que problema o está a afetar deve analisar o aspeto do couro cabeludo e registar os sintomas que sente.
Leia Também: Acelere o crescimento do cabelo com este champô bomba caseiro
Então, segundo Heather Woolery-Lloyd, outra dermatologista, o couro cabeludo seco pode ser "um sintoma de fatores externos, como produtos de limpeza e champôs agressivos, ou de fatores internos, como o eczema".
Já a caspa manifesta-se, normalmente, como um sintoma de dermatite seborreica, "uma doença inflamatória da pele que pode causar comichão, ardor, descamação e escamas no couro cabeludo", acrescenta.
Primeiro deve de analisar se descamação acontece apenas no couro cabeludo seco. Por exemplo, a caspa "também pode afetar as sobrancelhas, as áreas à volta das narinas, as orelhas e a área da barba", explica Caroline N. Opene, uma dermatologista.
Noah Gratch explica ainda que quando "os flocos parecerem amarelos, oleosos ou de tamanho grande" são muito provavelmente causados pela caspa. Quando os "flocos são pequenos e brancos" pode estar a lidar com um couro cabeludo seco. Também são sintomas de caspa a inflamação do couro cabeludo e a comichão.
Leia Também: Quatro suplementos que podem fazer maravilhas pelo seu cabelo