"A hipertensão arterial é, provavelmente, a causa da maior parte das consultas médicas e da prescrição de medicamentos. Preocupante é o facto de somente metade dos doentes com hipertensão saberem que sofrem da doença", começa por dizer o 'website' do Hospital da Luz.
O 'website' EatingWell falou com vários especialistas e tirou as dúvidas sobre alguns dos mitos mais comuns sobre a hipertensão. Saiba tudo.
1- A pressão arterial não é um grande problema
"Pressão arterial alta ao longo dos anos demonstrou que pode danificar órgãos internos, particularmente os sensíveis à pressão arterial, como cérebro, olhos, coração e rins", revela o cardiologista Ian Del Conde Pozzi.
2- Alimentos processados aumentam a pressão arterial
"Alimentos processados como feijão enlatado, tofu e aveia podem ser ótimos complementos para a saúde do coração, uma vez que são ricos em fibras e proteínas vegetais", diz Patricia Kolesa.
3- Dieta de baixo teor de sódio é tudo o que precisa
"Comer mais potássio pode ser melhor do que comer menos sódio quando se trata de controlar a pressão arterial", diz Jen Hernandez.
4- Só precisa de tomar medicamentos
"Às vezes é necessário tomar medicamentos para melhorar os números, mas isso não significa que mudanças no estilo de vida não importem", diz Karman Meyer, RD
5- Só corre risco se tiver histórico familiar
"Um mito comum é que não desenvolverá pressão alta se não tiver histórico familiar de pressão alta ou doença cardíaca", diz Marjorie Nolan Cohn.
6- Quem tem um Índice de Massa Corporal não precisa de se preocupar
"A hipertensão pode ocorrer mesmo em pessoas com peso corporal saudável", diz Mascha Davis.
Leia Também: Hipertensão. As trocas alimentares que tem de começar a fazer