Mãe de forcado que morreu lamenta críticas: "Nunca fez mal a um touro"

A mãe de Manuel Trindade, o jovem de 22 anos que morreu após ser colhido por um touro no Campo Pequeno, revelou que o filho vai ajudar a salvar sete vidas.

Manuel Trindade, Forcado,

© Reprodução

Notícias ao Minuto
25/08/2025 21:30 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

País

Campo Pequeno

A mãe de Manuel Trindade, o jovem forcado de 22 anos que morreu após ser colhido por um touro no Campo Pequeno, em Lisboa, recorreu às redes sociais para criticar os comentários sobre a morte e revelou que os órgãos do filho vão "ajudar a salvar sete vidas".

 

A morte de Manuel Trindade tem dominado as redes sociais, sobretudo em termos de discussões sobre a cultura tauromáquica. A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, foi uma das vozes críticas, denunciado que é "tempo de acabar" com as touradas, que descreveu como "barbaridade". 

"Dirijo este desabafo ao PAN e seu seguidores: Venho agradecer todos os vossos aplausos, todos os risos e regozijos com a morte do meu filho. Vocês conheceram-no para ficarem contentes com a sua morte? Vocês sabem se ele gostava de animais?", começou por questionar Alzira Trindade numa publicação na rede social Facebook, partilhada esta segunda-feira.

Sublinhando que o filho viveu rodeado por animais, sobretudo cães que "fazem parte da família", a mãe frisou que "os animais sabem quem são as boas pessoas" e defendeu que Manuel "pertencia a um grupo de irmãos que envergam uma jaqueta com honra, com bravura". 

"Estes grupos nunca fizeram mal a um touro, lidavam com ele com arte!", atirou. 

Criticou ainda o facto de os críticos não verem o filho como um "animal racional" e questionou o porquê de não haver críticas a outros desportos perigosos "que colocam em risco a vida do animal racional". 

"Nós ainda vivemos num país democrático, em que cada um é livre de gostar do que gosta e a mais ninguém diz respeito", defendeu.

Alzira revelou ainda que o filho "foi para dador de órgãos" e irá a "ajudar sete vidas de animais racionais"

"Olhem, celebrem. Ele vai continuar vivo em sete pessoas para vos incomodar. Que mau que ele era, o animal racional", ironizou.

Em causa está a morte do forcado Manuel Trindade, dos Amadores de São Manços, em Évora, após ser colhido por um touro na noite de sexta-feira.

O jovem foi colhido quando efetuava uma pega a um touro da ganadaria Vinhas, tendo embatido com violência nas tábuas. Prontamente socorrido, foi transportado para o Hospital de São José, onde morreu no sábado de manhã.

Na mesma noite, um espetador, de 73 anos, sentiu-se mal nos camarotes do Campo Pequeno. Segundo o TouroeOuro, que cita uma fonte da empresa do Campo Pequeno, o homem foi assistido por socorristas da Cruz Vermelha e pela própria segurança da praça, mas acabou por ser transferido para o Hospital de Santa Maria.

Foi diagnosticado com um aneurisma na aorta e morreu na mesma noite.

Espetador morreu após ver colhida de jovem forcado no Campo Pequeno

Espetador morreu após ver colhida de jovem forcado no Campo Pequeno

Um médico ortopedista de Aveiro, de 73 anos, morreu após assistir à colhida mortal do jovem forcado de 22 anos. Evento na praça taurina do Campo Pequeno, em Lisboa, ocorrido na sexta-feira, originou reação do Governo e do PAN.

Carolina Pereira Soares | 07:49 - 24/08/2025

Leia Também: Forcado de São Manços morre após colhida no Campo Pequeno

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas