Se é um seguidor da Apple e fã dos iPhones da empresa é provável que nos últimos anos se tenha questionado a respeito da capacidade de inovação da empresa, que não tem estado em particular evidência nos últimos anos.
Além de melhorias naturais a nível do ecrã, desempenho, bateria e câmaras, os iPhones dos últimos anos têm falhado em surpreender e ‘arrebatar’ os corações dos consumidores. No entanto, diz o jornalista Mark Gurman da Bloomberg que a Apple pretende dar início em 2025 a um ciclo de três anos onde os fãs da empresa podem esperar grandes novidades.
Diz Gurman que o primeiro ‘passo’ da Apple será dado já no próximo mês de setembro com o desvendar do iPhone Air - também conhecido como iPhone 17 Air e que será o telemóvel mais fino de sempre da Apple. Recordar que este novo modelo substituirá o iPhone 16 Plus do ano passado no alinhamento de telemóveis da Apple para este ano.
À exceção da espessura de 5,5mm, este iPhone Air continuará a ser relativamente familiar para os utilizadores habituais do iPhone que, desta forma, poderão esperar pela grande novidade em 2026.
No próximo ano ficaremos a conhecer o primeiro iPhone com ecrã dobrável que, de acordo com Gurman, terá um design semelhante a outros dispositivos deste segmento já disponíveis no mercado e que, ao serem abertos como um livro, exibem um ecrã interior flexível de maiores dimensões.
Este iPhone de ecrã dobrável servirá também para a Apple recuperar algumas das suas ‘antigas’ tecnologias, com as informações disponíveis a indicarem que este modelo contará com o sensor de impressões digitais Touch ID ao invés do sistema de reconhecimento facial Face ID para autenticação biométrica.
Os fornecedores da Apple esperam começar a produção em massa dos componentes necessários para o iPhone dobrável no começo do próximo ano e a tempo que o telemóvel possa chegar às lojas no outono de 2026.
Estes planos da Apple incluem também 2027 - o ano em que o iPhone completará o seu 20.º aniversário e uma ocasião que a ‘Empresa da Maçã’ pretende aproveitar para desvendar algo nunca antes visto pelos fãs do telemóvel.
As informações disponíveis indicam que o “iPhone 20” (como é conhecido neste momento) será composto por um único pedaço de vidro curvo que, diz Gurman, tirará partido da interface Liquid Glass presente na próxima versão do sistema operativo da Apple - o iOS 26.
Leia Também: Como evitar que a bateria do seu iPhone acabe durante a noite