A Nvidia terá decidido suspender a produção dos seus ‘chips’ H20 criados com o objetivo de treinar modelos de Inteligência Artificial.
Diz o site The Information que a Nvidia terá informado os fornecedores de componentes relacionados com H20 para suspender a produção, algo que acontece numa altura em que o governo da China avisou as empresas tecnológicas do país para que parassem de comprar estes ‘chips’ devido a alegadas falhas de segurança que envolvem ‘portas de traseiras’ através das quais os EUA conseguem aceder a informações confidenciais.
Ao invés dos ‘chips’ da Nvidia, a China pretende que as empresas locais recorram a ‘chips’ desenvolvidos no próprio país. No entanto, como mostra o recente caso da DeepSeek, esta medida pode levar a atrasos no desenvolvimento de novos modelos de Inteligência Artificial.
Em relação às notícias sobre a suspensão da produção dos ‘chips’ H20, a Nvidia já emitiu um comunicado sobre o assunto.
“Gerimos constantemente a nossa rede de fornecedores para levar em conta as condições do mercado. A cibersegurança tem uma importância crítica para nós. A Nvidia não coloca ‘portas de traseiras’ nos seus ‘chips’ que daria acesso remoto ou controlo a qualquer pessoa. O mercado pode usar os H20 com confiança”, pode ler-se no comunicado da Nvidia.
Leia Também: Nvidia negoceia com os EUA para exportar novo 'chip' de IA para a China