Desconfiança da China leva Nvidia a suspender produção de 'chips' de IA

O governo da China avisou as empresas locais para que não usem ‘chips’ da Nvidia, apontando para falhas de segurança e ‘portas de traseiras’ que conseguem ser acedidas pelos EUA.

nvidia, h20, chip

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
25/08/2025 10:43 ‧ há 5 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

Nvidia

A Nvidia terá decidido suspender a produção dos seus ‘chips’ H20 criados com o objetivo de treinar modelos de Inteligência Artificial.

 

Diz o site The Information que a Nvidia terá informado os fornecedores de componentes relacionados com H20 para suspender a produção, algo que acontece numa altura em que o governo da China avisou as empresas tecnológicas do país para que parassem de comprar estes ‘chips’ devido a alegadas falhas de segurança que envolvem ‘portas de traseiras’ através das quais os EUA conseguem aceder a informações confidenciais.

Ao invés dos ‘chips’ da Nvidia, a China pretende que as empresas locais recorram a ‘chips’ desenvolvidos no próprio país. No entanto, como mostra o recente caso da DeepSeek, esta medida pode levar a atrasos no desenvolvimento de novos modelos de Inteligência Artificial.

DeepSeek terá tido problemas técnicos com 'chips' de IA da Huawei

DeepSeek terá tido problemas técnicos com 'chips' de IA da Huawei

A DeepSeek foi incentivada pelo governo chinês a reduzir a dependência de tecnologia estrangeira para treinar Inteligência Artificial mas, devido a problemas técnicos, com os ‘chips’ Ascend’ da Huawei, a empresa viu-se obrigada a voltar a usar os ‘chips’ da Nvidia.

Miguel Patinha Dias com Lusa | 08:32 - 16/08/2025

Em relação às notícias sobre a suspensão da produção dos ‘chips’ H20, a Nvidia já emitiu um comunicado sobre o assunto.

“Gerimos constantemente a nossa rede de fornecedores para levar em conta as condições do mercado. A cibersegurança tem uma importância crítica para nós. A Nvidia não coloca ‘portas de traseiras’ nos seus ‘chips’ que daria acesso remoto ou controlo a qualquer pessoa. O mercado pode usar os H20 com confiança”, pode ler-se no comunicado da Nvidia.

Leia Também: Nvidia negoceia com os EUA para exportar novo 'chip' de IA para a China

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas