A casa de infância do Papa Leão XIV, localizada em Dolton, nos subúrbios de Chicago, nos Estados Unidos, está a ser leiloada desde o passado mês de junho. Há vários interessados, sendo que um deles é o Conselho da aldeia de Dolton.
De acordo com a CBS News, o conselho votou de forma unânime, na terça-feira, para a casa fique na posse da aldeia, dizendo que é a "oportunidade de uma vida".
No entanto, há ainda outro aspeto a ter em conta. Desde que a casa foi posta à venda, aquela zona tem recebido muitas visitas e, segundo conta a estação de televisão, é isso que os líderes de Dolton querem e procuram.
Na terça-feira à noite, na reunião do conselho, a grande maioria das pessoas concordou com o presidente da Câmara, Jason House, em aproveitar a oportunidade de adquirir a casa, antes que possíveis investidores o façam. Ainda assim, houve quem mostrasse reservas.
"Não sei se está é uma prioridade", "Enquanto católico praticante não vejo uma razão para comprar aquela casa" ou "O interior da casa não se parece nada com o que era quando o Padre Prevost lá morava", foram alguns dos comentários dos moradores durante a reunião.
Já uma outra moradora referiu que há outras prioridades, tais como ter um chefe da polícia ou dos bombeiros em Dolton, acrescentando ainda que embora achasse o gesto de comprar a casa "admirável", tinha uma outra preocupação: "Temos dinheiro?".
Por sua fez, o presidente da Câmara de Dolton referiu que as preocupações dos moradores eram tidas em conta e que estava "totalmente comprometido" em resolver os problemas postos em cima da mesa. No entanto, referiu que a aquisição da casa poderá trazer benefícios à localidade.
"Esta é a oportunidade de uma vida. Podemos aproveitar este momento e avançar ou deixar que um investidor o faça. Gostaria que a nossa comunidade tivesse benefícios com esta oportunidade", referiu.
Já o advogado da aldeia afirmou que Dolton está a planear ter proteção policial na antiga casa do Papa para que aquela zona seja transformada num local histórico, havendo já um outro plano em andamento para comprar outras propriedades ali.
Note-se que, após a reunião, não ficou claro qual seria o valor que o conselho daria para a compra da casa, sendo que o preço atual do leilão é de 250.000 dólares (217 mil euros).
De recordar que a casa que está a ser leiloada foi onde o Papa Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, viveu durante os seus primeiros 14 anos de vida, tendo depois ingressado no seminário.
A propriedade esteve na família do Sumo Pontífice durante quase 50 anos. As licitações pela casa serão aceites até ao dia 17 de julho.
O Papa Leão XIV foi eleito no dia 8 de maio, após dois dias de conclave e quatro votações e é o primeiro Papa norte-americano a assumir o cargo de líder da Igreja Católica.
Recorde-se que Leão XIV sucedeu ao Papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril.
Leia Também: Leão XIV denuncia uso da natureza para obter "vantagens económicas ou políticas"