Mulher detida após deixar mais de 100 gatos dentro de carrinha nos EUA

A mulher, de 69 anos, deixou mais de 100 gatos, com idades entre uma semana e oito anos, dentro de uma carrinha alugada num parque de estacionamento, na Califórnia. Vinte e oito morreram.

Mulher detida após deixar mais de 100 gatos dentro de carrinha nos EUA

© Merced County Sheriff's Office/Facebook

Notícias ao Minuto
02/07/2025 21:05 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

Mundo

Estados Unidos

Uma mulher, de 69 anos, foi detida e acusada de dezenas de crimes de crueldade contra animais após deixar mais de 100 gatos dentro de uma carrinha alugada, num parque de estacionamento de um restaurante, em Santa Nella, no estado norte-americano da Califórnia.

 

Segundo o Gabinete do Xerife do Condado de Merced, numa nota publicada nas redes sociais, a detenção ocorreu após um agente ter sido "enviado ao parque de estacionamento do Taco Bell de Santa Nella para verificar o bem-estar de vários gatos dentro de uma carrinha".

Já no local, o agente "observou pelo menos 20 gatos em sofrimento através da janela do veículo" e acionou uma equipa de resgate animal.

No local, o veículo tinha no seu interior "106 gatos extremamente emaciados, bem como 28 gatos mortos" "não foi encontrada comida ou água".

Os gatos, com idades que variam entre uma semana e oito anos, foram retirados da carrinha e transportados para o abrigo de animais do condado de Merced, que precisou de ajuda de um centro veterinário local para conseguir prestar cuidados médicos a todos os felinos. 

"A proprietária dos gatos, identificada como Jeannie Maxon, 69 anos, de Long Beach, foi presa por 93 acusações de crueldade contra animais e levada para a prisão do condado de Merced", adiantou o Gabinete do Xerife do Condado de Merced.

Kalen Rafferty, um agente de controlo animal do Gabinete do Xerife do Condado de Merced, disse à estação norte-americana KFSN-TV que adiantou que este é um "dos piores casos" que já testemunhou.

"Dava para ver que [os gatos] estavam em sofrimento, doentes. Foi um dos piores casos de acumulação de animais que já vi", afirmou. "O cheiro da urina e das fezes dos animais era insuportável". 

No comunicado nas redes sociais, a autoridade alertou os cidadãos que "deixar qualquer animal dentro de um veículo durante os meses de verão é muito perigoso". 

"Num dia quente, a temperatura dentro de um carro pode subir a níveis extremos em apenas alguns minutos, mesmo com as janelas abertas. Isso pode causar insolação, desidratação e até mesmo a morte do animal deixado dentro do veículo. Certifique-se de que, quando viajar com o seu animal de estimação, ele tenha um local fresco para ficar, com bastante sombra, muita água e comida", alertou.

Os animais serão colocados em adoção quando "estiverem clinicamente aptos" e, num outro comunicado, a autoridade adiantou que os felinos ficarão à sua guarda durante um período de 14 dias e depois terão de ser vistos novamente por um veterinário.

Na nota, a autoridade garantiu que irá anunciar as candidaturas para as adoções "quando os gatos estiverem saudáveis o suficiente para serem adotados".

"O Gabinete do Xerife do Condado de Merced gostaria de agradecer ao público pelo grande interesse em adotar os gatos apreendidos num veículo a 29 de junho de 2025. Queremos fornecer uma atualização sobre o processo pelo qual os gatos passam para serem disponibilizados para adoção. Após a realização de uma audiência de apreensão, os gatos ficam retidos por 14 dias. Após 14 dias, os gatos devem ser clinicamente aprovados por um veterinário para serem disponibilizados para adoção. Quando os gatos estiverem saudáveis o suficiente para serem adotados, será publicado", explicou a autoridade.

Leia Também: Aprovadas primeiras normas da UE relativas a bem-estar de cães e gatos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas