Homem em estado crítico após ser mordido por morcego "há vários meses"

Um homem de 50 anos foi mordido por um morcego "há vários meses" e encontra-se internado em estado crítico na Austrália. Este foi o primeiro caso confirmado em Nova Gales do Sul, na Austrália.

Morcegos

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
02/07/2025 22:57 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

Mundo

Austrália

Um homem de 50 anos de Nova Gales do Sul, na Austrália, está internado no hospital em estado crítico após ter sido mordido por um morcego, tendo sido confirmado que este é o primeiro caso de uma pessoa com o vírus Australian bat lyssavirus (ABLV) naquela localidade, o quarto do país.

 

O caso foi confirmado pela New South Wales (NSW) Health, esta quarta-feira, através de um comunicado, onde revelam que o homem foi mordido "há vários meses".

"Esta é uma situação trágica. O homem tinha sido mordido por um morcego há vários meses, tendo recebido tratamento após a mordida. Está em curso uma investigação mais aprofundada para perceber se outros fatores tiveram algum um papel na doença", disse a diretora da NSW Health, Keira Glasgow.

Glasgow dá ainda conta de que, em 2024, "118 pessoas precisaram de receber assistência médica depois de serem mordidas ou arranhadas por morcegos". No entanto, "este é o primeiro caso confirmado do vírus" naquela localidade e o quarto do país.

"É raro que este vírus seja transmitido a humanos", esclarece e acrescenta que quando os sintomas aparecem numa pessoa que esteja infetada "não há um tratamento eficaz". 

"Se for mordido ou arranhado por um morcego, a avaliação médica é urgente e crucial. Precisará de lavar a ferida durante 15 minutos com água e sabão e aplicar um antiséptico. Precisará também de um tratamento como imunoglobulina da raiva e também terá de tomar a vacina contra a raiva", explicou a diretora.

De acordo com o comunicado, o Australian bat lyssavirus (ABLV) é considerado um 'parente' próximo do vírus da raiva, que foi também encontrado em morcegos. A New South Wales (NSW) Health alerta a população para que evitem o contacto com estes animais.

Leia Também: GNR recolhe ninhada de morcegos em habitação devoluta no Fundão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas