Aprovada audição da ministra sobre cirurgias adicionais de dermatologia

Ministra da Saúde vai ser ouvida sobre a faturação excessiva de trabalho adicional no serviço de dermatologia do Hospital de Santa Maria, mas também sobre os casos do INEM. As audições a Ana Paula Martins, com caráter de urgência, tinham sido solicitadas pelo PS, Chega e IL.

Ministra da Saúde, Ana Paula Martins

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
02/07/2025 10:52 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto com Lusa

Política

IL

O Parlamento aprovou, esta quarta-feira, os requerimentos da Iniciativa Liberal (IL) e do Chega, que pediam a audição urgente da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, sobre as cirurgias adicionais no serviço de dermatologia do Hospital Santa Maria, em Lisboa. 

 

Os requerimentos foram aprovados por unanimidade na Comissão de Saúde. 

Os requerimentos do Chega e da IL dizem respeito "às situações preocupantes" no serviço de dermatologia da unidade local de saúde (ULS) Santa Maria, em Lisboa.

No requerimento, a IL recorda que, em maio, foi noticiado que um dermatologista da ULS Santa Maria, terá recebido, em 2024, "mais de 400 mil euros pela realização de cirurgias em apenas dez dias, incluindo 51 mil euros num único dia".

A IL requer assim a audição urgente de sete pessoas, entre as quais a ministra da Saúde, o diretor executivo do SNS, Álvaro Almeida, o presidente do Conselho de Administração da ULS Santa Maria, Carlos das Neves Martins, e o ex-diretor do serviço de dermatologia Paulo Filipe, que se demitiu em 24 de junho.

O partido quer também ouvir Miguel Alpalhão, o médico de dermatologia que, segundo foi noticiado, terá recebido milhares de euros em cirurgias fora do horário normal de trabalho.

Médico que ganhou 400 mil € em 10 sábados defende:

Médico que ganhou 400 mil € em 10 sábados defende: "Não cometi ilícitos"

O dermatologista do Santa Maria que ganhou cerca de 400 mil euros em dez sábados de trabalho adicional no ano passado (e 51 mil euros em apenas um dia de trabalho) assegura que não incorreu em "ilícitos" nem desrespeitou as regras e que a cirurgia aos pais foi do conhecimento dos seus superiores.

Notícias ao Minuto | 11:53 - 20/06/2025

O Chega solicitou a audição urgente de Ana Paula Martins, do presidente do Conselho de Administração da ULS Santa Maria, Carlos Martins, e de Paulo Filipe.

No requerimento, o Chega lembra os casos do médico dermatologista e de outra médica dermatologista, que terá registado a realização de cirurgias em seu nome num dia em que participava num congresso em Itália, e que terá recebido 113 mil euros referentes a sete sábados de trabalho adicional.

"Notícias recentes trouxeram a público situações preocupantes no serviço de dermatologia da ULS Santa Maria, que levantam graves questões sobre o funcionamento e mecanismos de controlo no Serviço Nacional de Saúde e que exigem esclarecimentos urgentes", sublinha o partido.

O Chega também pretende obter esclarecimentos sobre o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), considerando que "parece apresentar vulnerabilidades que potenciam situações irregulares, sendo necessário avaliar os mecanismos de controlo existentes".

Dermatologista ganha por cirurgias no Santa Maria... mas estava em Itália

Dermatologista ganha por cirurgias no Santa Maria... mas estava em Itália

Num sábado de maio deste ano, a dermatologista registou várias cirurgias, mas estava num congresso em Itália. Sabe-se que já terá ganhado quase 113 mil euros, em sete dias de cirurgias, em produção cirúrgica adicional (sábados).

 Notícias ao Minuto com Lusa | 23:24 - 21/06/2025

A ministra da Saúde vai ainda ser ouvida sobre os casos do INEM, após a aprovação de um requerimento do PS, com a abstenção do PSD. O deputado Francisco de Sousa Vieira considerou que "o texto do requerimento [do PS] precipita-se em conclusões".

Em 26 de junho, o PS anunciou que ia pedir a audição urgente da governante no parlamento sobre o relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) a propósito do IINEM, considerando que é tempo de Ana Paula Martins "assumir as suas responsabilidades".

[Notícia atualizada às 14h21]

Leia Também: FNAM chega a acordo para retomar negociações com Ministério da Saúde

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas