"Eu não apresentei a minha disponibilidade. Sempre me habituei a ser solicitado. O partido, eu tenho essa sorte, sempre me considerou um autarca e, portanto, sempre me convidou. E eu, agora, respondi que aceitava", afirmou Fernando Ruas.
O presidente da Câmara de Viseu disse, em novembro de 2024, que só se recandidataria a um segundo mandato se o Governo cumprisse com a promessa de renovar com perfil de autoestrada o Itinerário Principal 3 (IP3) e se construísse uma nova barragem em Fagilde.
"E agora virá a Viseu a senhora ministra [do Ambiente] e o ministro das Finanças pela barragem e há de vir o ministro das Infraestruturas anunciar a ligação ferroviária de Viseu à linha da Beira Alta e a ligação da zona empresarial de Lordosa à A24. E as obras do IP3 estão em bom ritmo", acrescentou.
Fernando Ruas disse que se o seu partido "não tivesse ganho as eleições não seria candidato", já que os compromissos assumidos "são com pessoas" e "também punha dúvidas, se o núcleo duro" com quem negociou os projetos não tivesse sido reconduzido no Governo.
Outra das condições agora imposta, adiantou Fernando Ruas, "é a de que vai ser o segundo e último mandato, embora a legislação permita um terceiro, mas este será o último", vencendo.
"Porque quero fechar um ciclo de investimentos que me propus a fazer, que a Câmara vai liderar, e que é de longe o maior investimento que Viseu alguma vez fez", destacou
"Quem conhece Viseu há vários anos sabe perfeitamente a evolução que a cidade teve. Quem chega agora não dá conta, mas quem conhece antes de eu ter chegado a primeira vez percebe bem a diferença da evolução da cidade. E agora quem chegar vai ver a diferença na entrada norte", afirmou.
Fernando Ruas, de 76 anos, regressou à presidência da Câmara de Viseu em 2021, depois de a ter liderado entre 1989 e 2013, ano em que se viu obrigado a sair devido à lei de limitação de mandatos.
O candidato socialista João Azevedo disse em 2021, quando o PS obteve o melhor resultado de sempre, que voltaria a ser candidato em 2025 e já assumiu a recandidatura. Na corrida estão também Bernardo Pessanha pelo Chega e Leonel Ferreira pela CDU.
Em 2021, o PSD conquistou 24.363 votos (46,68%) e cinco mandatos, enquanto o PS obteve 19.968 votos (38,26%) e quatro mandatos.
O Chega foi o terceiro partido mais votado no concelho de Viseu nas eleições autárquicas de 2021, tendo conseguido 1.542 votos (2,95%).
Leia Também: Feira de São Mateus de Viseu arranca a 7 de agosto (e tem nova praça)