A revolução 'à moda de Bruno Lage' no plantel do Benfica está à vista. São vários os jogadores com mercado este verão, com várias áreas a terem pontos de interrogação quanto à continuidade de alguns dos atletas menos utilizados, ainda que possam existir alguns 'pilares' do modelo tático das águias a sair do clube.
Depois de um Campeonato do Mundo de Clubes que não foi perfeito, com a eliminação diante do Chelsea nos oitavos de final, o treinador encarnado quer ajustar a equipa ao seu gosto, sendo que os jovens não têm tido muito espaço de oportunidade nesta segunda passagem do setubalense no Estádio da Luz.
Baliza pode ter várias mexidas
A grande questão quanto às redes encarnadas para a época 2025/26 incide na posição do guardião secundário das águias. Samuel Soares escolheu estar presente no Campeonato da Europa sub-21 em vez de ingressar com a comitiva do Benfica para o Mundial de Clubes, pelo que não estará fora de questão uma saída do clube onde está desde 2013/14, quando chegou proveniente do URD Tires.
Caso isso aconteça, algo que será mais provável é que André Gomes seja mantido no plantel para ser o novo número dois da baliza encarnada. No entanto, uma cedência por empréstimo, caso Samuel se mantenha nas contas de Bruno Lage, poderá estar na ordem de trabalhos dos responsáveis da Luz.
Defesa tem nomes que estão 'por horas'
Não há como esconder que a defesa do Benfica sofrerá alterações para a época que aí vem, uma vez que a saída de Álvaro Carreras está praticamente certa, ao passo que António Silva também poderá sair.
O lateral espanhol tem o Real Madrid à perna e deve sair antes da Supertaça frente ao Sporting, que se realiza no Estádio do Algarve no próximo dia 31 de julho. Os merengues deverão lançar uma proposta - que terá de bater a cláusula de rescisão avaliada para o clube da Luz depois de terminarem a sua participação no Mundial de Clubes, podendo o internacional jovem de Espanha não iniciar os trabalhos com Bruno Lage, que se iniciam dia 14 deste mês.
Já António Silva acaba de rejeitar uma proposta do Médio Oriente, com o Al Hilal a estar disposto a gastar 45 milhões pela transferência do jogador luso, e oferecer ao defesa central cerca de sete milhões de euros líquidos por temporada, num contrato de cinco anos.
O regresso de Alexander Bah e o reforço Amar Dedic para a ala direita acabam por libertar Tomás Araújo para o centro do eixo defensivo, onde deverá fazer dupla com Nicolás Otamendi, que já renovou por mais uma temporada.
Quem perde espaço com estas duas 'adições' é Tiago Gouveia, que nunca foi muito utilizado por Bruno Lage, sendo que poderá ter uma carta de saída do clube depois de ter chegado do Sporting em 2017/18 para os sub-17 do Benfica.
Miolo do terreno pode ficar na mesma
O centro do relvado pode vir a ser o que menos sofre com saídas neste defeso do mercado de transferências. Há casos mais críticos que outros, mas é provável que Bruno Lage queira manter o núcleo duro do plantel e isso inclui manter nomes como Orkun Kokçu e Florentino Luís.
De recordar que o internacional turco tem interessados na Turquia e teve uma discussão acesa para os adeptos verem, com todos a ver em pleno ecrã do Mundial de Clubes, com um 'F*** you' a ser proferido pelo jogador depois de ser substituído por Renato Sanches no jogo diante do Auckland City.
O caso de Florentino é menos controverso, uma vez que está a ser 'perseguido' por vários clubes italianos, com Juventus e Napoli a serem os mais insistentes para contratar o internacional luso, que é fundamental na manobra do técnico do Benfica, embora as águias peçam cerca de 30 milhões de euros para deixar o 'polvo' sair do clube.
Frente de ataque promete mudanças 'drásticas'
Com as saídas já confirmadas Zeki Amdouni, Arthur Cabral e Ángel Di María e com Andrea Belotti a seguir o mesmo caminho, outras tantas poderão estar prestes a acontecer. Andreas Schjelderup e Bruma são os nomes mais associados a uma saída do clube encarnado, embora não sejam as únicas possibilidades para garantir fundos para reinvestir no mercado.
O extremo norueguês tem Cesc Fàbregas de olho na sua situação, sendo que já terão sido iniciadas negociações pelo avançado de 21 anos. O Como 1907 está muito interessado no jogador, sendo que o Benfica rejeitou múltiplas propostas no passado mês de janeiro.
Já Bruma parece que foi 'encostado' de vez por Bruno Lage. O antigo jogador do Braga, que chegou proveniente do Sporting de Braga por cerca de seis milhões de euros, acabou por perder a confiança do treinador das águias, estando mesmo na porta de saída da Luz, segundo informa o Record.
Outros nomes que podem vir a sair esta temporada é Gianluca Prestianni, que não teve praticamente oportunidades de se mostrar ao timoneiro setubalense, pelo que um empréstimo ou mesmo uma venda para conseguir um encaixe financeiro poderá estar a ser equacionado pelos responsáveis encarnados.
Leia Também: Eis o que separa Sporting e Benfica já com a Supertaça debaixo de olho