O ChatGPT foi lançado no final de 2022 e causou um impacto imediato não só na indústria tecnológica, como também na forma como interagimos com a Internet e com as mais variadas atividades à nossa volta.
No entanto, sabia que o ChatGPT esteve muito perto de ter outro nome e que a decisão só foi tomada precisamente um dia antes do lançamento da ferramenta de Inteligência Artificial generativa?
Foi o que contaram duas das pessoas envolvidas no desenvolvimento do ChatGPT, nomeadamente o responsável de investigação, Mark Chen, e o líder do ChatGPT, Nick Turley, no mais recente episódio do podcast da OpenAI.
“Ia chamar-se Chat with GPT-3.5 e tomámos uma decisão de última hora para o simplificar”, contou Turley. “Percebemos que seria difícil de pronunciar e, em vez disso, criámos um grande nome”. A escolha acabou por ser ChatGPT, com a sigla no final a significar, em português, ‘transformador pré-treinado generativo’.
Chen falou também sobre o impacto que o lançamento do ChatGPT teve na sua vida notando que, assim que perceberam que a ferramenta estava a ser usada por pessoas de todo o mundo, perceberam que teriam a capacidade de “mudar o mundo”.
“Tivemos tantos lançamentos, tantas ‘previews’ ao longo do tempo e este acabou por ser algo diferente”, contou Chen. “Os meus pais deixaram de me pedir para ir trabalhar para a Google”.
Leia Também: Cibersegurança no ChatGPT? Eis as perguntas mais comuns (e divertidas)