Microsoft despediu 15 mil funcionários em 2025 para investir em IA

A gigante tecnológica começou o ano de 2025 a anunciar que investiria 80 mil milhões de dólares no desenvolvimento de Inteligência Artificial ao longo do ano. Publicação norte-americana afirma que a empresa pretende realizar ‘cortes’ onde consiga de forma a libertar capital e manter-se na dianteira do desenvolvimento da tecnologia.

microsoft, empresa

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
04/07/2025 11:35 ‧ há 9 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

Microsoft

A Microsoft anunciou esta semana o despedimento de cerca de 9 mil trabalhadores que, a juntar aos 6 mil funcionários que já havia despedido no mês de maio, faz com que a tecnológica de Redmond tenha despedido mais de 15 mil trabalhadores só nos primeiros seis meses de 2025.

 

Agora, o site Seattle Times adianta que o objetivo destes despedimentos não está relacionado com a tentativa de contrariar uma tendência negativa nos resultados financeiros da empresa e sim com o desejo de libertar capital para investir ainda mais no desenvolvimento de Inteligência Artificial.

“O investimento da Microsoft em Inteligência Artificial não significa que a empresa está a substituir trabalhadores com esta tecnologia”, nota o Seattle Times. “Em vez disso, os custos significativos da infraestrutura ao longo de vários anos faz com que a Microsoft procure cortar custos onde quer que consiga”.

Este investimento terá lugar não só no desenvolvimento da própria tecnologia como também na infraestrutura necessária, sendo assim uma forma de a Microsoft manter na dianteira da ‘corrida’ onde estão a participar outras gigantes tecnológicas - como a Nvidia, a Google, a OpenAI e a Meta.

A Microsoft, que começou o ano de 2025 a anunciar que planeava gastar 80 mil milhões de dólares em Inteligência Artificial ao longo deste ano, tem passado os últimos meses a anunciar investimentos em vários países - como o Japão e Itália - para expandir a sua infraestrutura dedicada ao desenvolvimento da tecnologia. Apesar deste investimento, a Microsoft terá alegadamente adiado para 2026 a produção em massa da próxima geração do seu ‘chip’ de Inteligência Artificial.

Mesmo que a Microsoft não tenha como objetivo substituir trabalhadores por Inteligência Artificial, a empresa tem procurado formas de integrar novas ferramentas desta tecnologia nos seus processos. Recordar que o CEO Satya Nadella afirmou recentemente que os trabalhadores da empresa já recorrem a Inteligência Artificial para gerar 30% do código usado pela empresa.

Além dos milhares de trabalhadores despedidos esta semana, a Microsoft também encerrou vários estúdios da divisão de videojogos Xbox e também cancelou alguns projetos de relevo - como é o caso de ‘Perfect Dark’ da The Initiative (que foi encerrada) e de ‘Everwild’ do estúdio Rare.

Da mesma forma, a produtora Turn 10 dedicada à série ‘Forza Motorsport’ terá perdido cerca de metade dos seus funcionários.

Leia Também: Microsoft: IA é melhor em diagnósticos complexos do que médicos humanos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas