Um novo estudo levado a cabo pela Dentsu e partilhado pela revista Variety indica que a Netflix é a plataforma favorita dos aficionados por séries e filmes de animação japonesa - mais conhecido como ‘anime’.
O estudo, que teve lugar em dez países e no qual participaram 8.600 pessoas, indica que 48% dos utilizadores da Netflix subscreve o serviço para ver ‘anime’. Segue-se a Disney+ com 32% e, em terceiro lugar, a Prime Video com 29%. O Crunchyroll, o maior serviço dedicado apenas a ‘anime’, não é mencionado no estudo, mas a plataforma detida pela Sony anunciou em 2024 que tinha mais de 15 milhões de subscritores.
O estudo em questão também revela pormenores sobre o público aficionado por ‘anime’ que, na sua grande maioria, é composto sobretudo por Millennials (29 a 44 anos) e Geração Z (13 a 28 anos). Na verdade, o estudo afirma que as pessoas pertencentes a estas gerações assistem a ‘anime’ pelo menos uma vez por semana.
Com a Netflix a ter na sua biblioteca ‘animes’ de grande popularidade como ‘One Piece’, ‘Dan Da Dan’, ‘Demon Slayer’, ‘Frieren’ e ‘Jujutsu Kaisen’ e aposta com regularidade em projetos originais como ‘Cyberpunk: Edgerunners’, ‘Devilman Crybaby’ e ‘Beastars’, fica claro perceber o motivo pelo qual o serviço se encontra na liderança desta categoria.
“O ‘anime’ está a tornar-se uma consideração ‘chave’ para os consumidores à medida que avaliam o catálogo das subscrições de ‘streaming’”, pode ler-se no estudo, indicando ainda que “as ‘franchises’ apresentadas [nos serviços] ganham um apelo ‘mainstream’ muito mais rápido do que no passado”.