"Uau". Astronauta na Estação Espacial reage a fenómeno raro

Assemelha-se a uma coluna de luz que se ergue acima das nuvens e foi captada pela primeira vez em julho de 1989. Acontece como resultado de tempestades elétricas. A imagem foi captada pela astronauta Nichole Ayers na Estação Espacial Internacional.

sprite, tle, espaço, nichole ayers

© X / Astro_Ayers

Miguel Patinha Dias
04/07/2025 10:41 ‧ há 9 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

Estação Espacial

As fotografias e vídeos captados a partir da Estação Espacial Internacional são sempre dignos de nota uma vez que permitem admirar fenómenos naturais no nosso de uma perspetiva privilegiada.

 

Graças à astronauta Nichole Ayers da NASA temos agora a oportunidade de admirar mais um destes fenómenos com a fotografia de um ‘sprite’ que, de acordo com a publicação de Ayers no X, “acontece acima das nuvens e é resultante de atividade elétrica intensa nas tempestades elétricas abaixo”.

Como pode ver na fotografia abaixo - à qual a astronauta reagiu com um “uau” - a imagem mostra a região entre o México e os EUA e uma ‘sprite’ luminosa a erguer-se na atmosfera. Mais conhecida como ‘sprite’, este tipo de fenómeno também é conhecido como Eventos Luminosos Transitórios, ou TLE na sigla em inglês.

“Temos uma ótima visão acima das nuvens, por isso os cientistas podem usar este tipo de fotografias para compreenderem melhor a formação características e relação dos TLEs com as tempestades elétricas”, escreve Ayers na publicação onde partilha a fotografia.

Como conta o site DigitalTrends, ‘sprites’ como esta acontecem extremamente rápido e, por isso, a deteção não é nada fácil. Os primeiros relatos deste fenómeno aconteceram em 1886, mas só em julho de 1989 é que foram obtidas as primeiras imagens que provaram a sua existência.

Leia Também: Regressado à Terra, astronauta partilhou foto (deslumbrante) do Espaço

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas