As fotografias e vídeos captados a partir da Estação Espacial Internacional são sempre dignos de nota uma vez que permitem admirar fenómenos naturais no nosso de uma perspetiva privilegiada.
Graças à astronauta Nichole Ayers da NASA temos agora a oportunidade de admirar mais um destes fenómenos com a fotografia de um ‘sprite’ que, de acordo com a publicação de Ayers no X, “acontece acima das nuvens e é resultante de atividade elétrica intensa nas tempestades elétricas abaixo”.
Como pode ver na fotografia abaixo - à qual a astronauta reagiu com um “uau” - a imagem mostra a região entre o México e os EUA e uma ‘sprite’ luminosa a erguer-se na atmosfera. Mais conhecida como ‘sprite’, este tipo de fenómeno também é conhecido como Eventos Luminosos Transitórios, ou TLE na sigla em inglês.
“Temos uma ótima visão acima das nuvens, por isso os cientistas podem usar este tipo de fotografias para compreenderem melhor a formação características e relação dos TLEs com as tempestades elétricas”, escreve Ayers na publicação onde partilha a fotografia.
Como conta o site DigitalTrends, ‘sprites’ como esta acontecem extremamente rápido e, por isso, a deteção não é nada fácil. Os primeiros relatos deste fenómeno aconteceram em 1886, mas só em julho de 1989 é que foram obtidas as primeiras imagens que provaram a sua existência.
Just. Wow. As we went over Mexico and the U.S. this morning, I caught this sprite.
— Nichole “Vapor” Ayers (@Astro_Ayers) July 3, 2025
Sprites are TLEs or Transient Luminous Events, that happen above the clouds and are triggered by intense electrical activity in the thunderstorms below. We have a great view above the clouds, so… pic.twitter.com/dCqIrn3vrA
Leia Também: Regressado à Terra, astronauta partilhou foto (deslumbrante) do Espaço