Esta semana ficou marcada pela notícia de que a Microsoft havia decidido despedir cerca de 9 mil pessoas, levando assim ao cancelamento de alguns jogos em desenvolvimento nos estúdios da Xbox e também ao encerramento de outras produtoras.
Muitos seguidores da tecnológica de Redmond reagiram de forma indignada a estes despedimentos, as indignação foi ainda maior depois de um produtor executivo da divisão Xbox Game Studios, Matt Turnbull, partilhar uma publicação no LinkedIn onde recomendava o uso de ferramentas de Inteligência Artificial generativa para lidar com a perda de um emprego.
A publicação foi entretanto apagada por Turnbull, mas pode continuar a ser consultada depois de ter sido partilhada por uma página na rede social Bluesky e que pode ver abaixo.
“Estes são tempos difíceis e, se estás a passar por um despedimento ou até a preparares-te para um, não estás sozinho e não deves passar por isso sozinho”, escreveu Turnbull. “Sei que este tipo de ferramentas provoca opiniões fortes nas pessoas, mas seria negligente em não dar o melhor conselho que posso dar nestas circunstâncias. Tenho experimentado formas de usar ferramentas de grandes modelos de linguagem (como o ChatGPT ou o Copilot) para ajudar a reduzir a carga emocional e cognitiva que vem com a perda do emprego”.
Mesmo que as intenções possam ter sido a melhores, a publicação de Turnbull não foi recebida da melhor forma. Um dos produtores da Zenimax Online afetados por esta ronda de despedimentos, Eric Smith, deu a entender em resposta que Turnbull estava a ser insensível: “Jesus Cristo, ganha noção”.
Outro designer de jogos, Paul Murphy, partilhou outra resposta onde também criticou publicamente o produtor executivo da Xbox Game Studios. “Tenho a certeza que estás a tentar ajudar, mas que raio. Contraste estas pessoas [que estão a ser despedidas]. Pelo menos dá-lhes o respeito que ganharam e assume que tenham a capacidade de escrever os próprios currículos”, notou Murphy.
A sugestão de Turnbull de os ex-trabalhadores dos estúdios detidos pela Microsoft tem, no entanto, alguma ironia, ainda que um pouco cruel. Um dos sites que começou por avançar com as notícias desta ronda de despedimentos reportou que o objetivo da Microsoft com esta decisão passa por libertar capital, com o qual a empresa conseguirá investir mais no desenvolvimento de Inteligência Artificial.
Matt Turnbull, Executive Producer at Xbox Game Studios Publishing - after the Microsoft layoffs - suggesting on Linkedin that may maybe people who have been let go should turn to AI for help. He seriously thought posting this would be a good idea.
— Brandon Sheffield (@brandon.insertcredit.com) July 4, 2025 at 4:48 AM
[image or embed]
Leia Também: Além de despedir pessoas, Microsoft cancelou jogos e encerrou estúdios