Paquistão reclama morte de extremistas alegadamente apoiados pela Índia

O Exército paquistanês disse hoje que matou 30 extremistas no norte do Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão e que supostamente pertenciam a um grupo armado apoiado por Nova Deli.

ataque paquistão

© Getty Images

Lusa
04/07/2025 08:18 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

Paquistão

Em comunicado, os militares do Paquistão indicaram que detetaram movimentações do grupo extremista que tentou infiltrar-se na província de Khyber Pakhtunkhwa através da fronteira com o Afeganistão, nos últimos dias.

 

Segundo Islamabade, os 30 alegados extremistas faziam parte do grupo armado Fitna al Khwarij acusado de receber apoio da Índia.

Na operação militar foi apreendida "uma grande quantidade" de armas, munições e explosivos, acrescenta o comunicado. 

O Exército paquistanês pediu ao governo talibã, no poder no Afeganistão, para que controle e impeça a utilização do território por estrangeiros que levam a cabo atividades terroristas contra o Paquistão.

A província de Khyber Pakhtunkhwa, no noroeste do Paquistão, junto à fronteira com o Afeganistão, tem sido afetada por uma vaga de violência, depois de os talibãs terem tomado o poder em Cabul, em agosto de 2021.

Na semana passada, 13 soldados paquistaneses foram mortos num atentado bombista contra uma coluna militar e, na quarta-feira, cinco ocupantes de um veículo foram mortos num outro ataque.

O Paquistão tem promovido, nos últimos meses, ações militares contra supostos grupos extremistas financiados pela Índia.

As duas potências enfrentaram o maior conflito armado das últimas décadas nos meses de abril e maio, após um ataque contra civis na região de Caxemira administrada pela Índia.

Leia Também: Estado Islâmico reivindica ataque no Paquistão. Há pelo menos 4 mortos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas