Grande parte da República Checa, incluindo a capital, Praga, e outras grandes cidades, está sem energia desde cerca das 12h00 locais (menos uma hora em Lisboa), segundo as autoridades locais, que estão a investigar a causa.
Meios de comunicação checos relatam que a quebra de energia está a afetar residências, empresas e transportes e os bombeiros estão a socorrer pessoas que ficaram presas em elevadores.
"Houve uma falha na linha V411. (... ) Parte do sistema de transmissão está sem energia; o evento também afetou uma parte maior das subestações do sistema de transmissão. As causas estão a ser investigadas e os engenheiros de energia da CEPS estão a trabalhar intensamente para restaurar o fornecimento de energia", disse Lukás Hrabal, porta-voz da CEPS, ao meio iDNES.cz.
O primeiro-ministro, Petr Fiala, escreveu na rede X que a Equipa Central de Crise está de prontidão. "Estamos a investigar as causas e a resolver o problema", adiantou, num primeiro momento.
Minutos depois, fez nova publicação: "Estamos a enfrentar uma situação extraordinária e desagradável, e todos estão a trabalhar intensamente para restaurar o fornecimento de energia elétrica. Essa é a prioridade agora. Agradecemos a todos pela paciência."
Čelíme mimořádné a nepříjemné situaci a všichni intenzivně pracují na obnovení dodávek elektřiny. To je teď priorita. Děkujeme všem za trpělivost.
— Petr Fiala (@P_Fiala) July 4, 2025
Leia Também: Apagão. Filho de idosa chamou 112 após "descarga completa" de ventilador