A Força Aérea Portuguesa salvou uma pessoa de um veleiro que se encontrava a afundar em pleno Oceano Atlântico, a mais de 300 quilómetros a noroeste do Montijo, na quarta-feira, 2 de junho.
De acordo com os militares, a missão decorreu durante a tarde de ontem, tendo sido empenhado um helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 - Pumas, que descolou da Base Aérea N.° 6, do Montijo, pelas 14h30.
Num comunicado enviado hoje ao Notícias ao Minuto, a Força Aérea revela ainda que a missão foi "complexa", devido "à forte agitação marítima e ao reduzido tamanho do veleiro, condições que, conjugadas, conferem uma grande instabilidade na embarcação e um risco acrescido para o Recuperador Salvador".
Perante este cenário, "sempre que as condições o permitam, a vítima é colocada na água, numa balsa, para que toda a operação cumpra os mais elevados padrões de segurança".
Depois de quase três horas de missão, o helicóptero regressou ao Montijo com mais uma vida salva. Mas este não foi o único resgate do dia para a Força Aérea.
Além deste resgate, foram realizados mais dois, um ao largo de Porto Santo, também através de um helicóptero EH-101 Merlin, e outro em terra, em Odemira, por um helicóptero AW119 Koala.
No Porto Santo, durante a manhã, a tripulação da Esquadra 751 foi chamada a resgatar um homem de 36 anos que se encontrava a bordo de um navio cargueiro, a 216 km desta ilha do arquipélago da Madeira, "quando uma situação clínica inspirou cuidados médicos urgentes".
Após o resgate, o tripulante foi conduzido para o Funchal para ser encaminhado para uma unidade hospitalar.
Já durante a tarde, pelas 16h30, foi a vez da tripulação da Esquadra 552 - Koala entrar em ação para resgatar uma pessoa na sequência de um acidente com um trator, ocorrido em S. Teotónio, Odemira.
Para a missão foi empenhando um helicóptero AW119 Koala que descolou da Base Aérea N.º 11, em Beja.
Revela ainda a Força Aérea que os resgates no mar foram solicitados pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha Portuguesa, tendo sido coordenados pelos Centros Coordenadores de Busca e Salvamento de Lisboa e Lajes, ambos da Força Aérea.
Para além destas missões de resgate, também durante o dia de ontem, um avião C-295M da Esquadra 502 - Elefantes destacado na Base Aérea N.º 4, nos Açores, transportou cinco doentes entre ilhas do Arquipélago dos Açores e ilhas do Arquipélago da Madeira.
Já no dia 1 de julho, dia em que a instituição celebrou 73 anos, a Força Aérea realizou três transportes médicos, inclundo dois no continente e um nos Açores.
No dia em que celebra 73 anos, a Força Aérea realizou 3 transportes médicos, incluindo 2 no continente com helicópteros AW119 Koala e 1 nos Açores com o EH-101 Merlin.
— Força Aérea Portuguesa (@fap_pt) July 1, 2025
🇵🇹 Em dia de comemorações, seguimos a salvar vidas.
Saiba mais em: https://t.co/lmNx8UGliT pic.twitter.com/QHQEdi9IaV
Leia Também: Dois ex-militares da Força Aérea condenados por praxes violentas