Além de despedir pessoas, Microsoft cancelou jogos e encerrou estúdios

Entre os jogos cancelados estão ‘Everwild’, da Rare, e ‘Perfect Dark’ que estava a ser desenvolvido pelo estúdio The Initiative, que também foi encerrado como resultado dos despedimentos anunciados pela Microsoft.

perfect dark, the initiative

© Xbox Game Studios / The Initiative

Miguel Patinha Dias
03/07/2025 10:09 ‧ ontem por Miguel Patinha Dias

Tech

Microsoft

A Microsoft confirmou esta quarta-feira, dia 2 de julho, que vai avançar com o despedimento de cerca de 9 mil pessoas na empresa, com a área de videojogos Xbox a ser uma das mais afetada entre as diferentes divisões da gigante tecnológica.

 

Agora, começam a surgir mais detalhes sobre os ‘cortes’ efetuados dentro da Xbox e já há jogos cancelados e estúdios encerrados.

Entre os jogos cancelados temos ‘Perfect Dark’, que se encontrava a ser desenvolvido pela produtora The Initiative, e também ‘Everwild’, um jogo que estava a ser produzido pelo icónico estúdio Rare - que desenvolveu os jogos ‘Donkey Kong Country’, a série ‘Banjo-Kazooie’ e também ‘GoldenEye 007’. Um jogo online do género RPG - conhecido até aqui como ‘Blackbird’ - que se encontrava a ser desenvolvido pela Zenimax Online Studios também terá sido cancelado.

Sabe-se ainda que a produtora The Initiative, sendo que este não será o único estúdio da divisão Xbox a ser afetado. Diz o site The Verge que a produtora responsável pelos jogos ‘Forza Motorsport’, a Turn 10, também terá perdido cerca de metade dos seus funcionários e a Bloomberg também adianta que a Raven, produtora envolvida no desenvolvimento de jogos ‘Call of Duty’, também terá cortes.

O site The Verge também adianta que a King, produtora dedicada ao desenvolvimento de jogos mobile como ‘Candy Crush’, terá perdido cerca de 10% dos seus funcionários. Menos impactada foi a produtora focada na série ‘Halo’, a Halo Studios, que terá perdido (pelo menos) cinco funcionários.

O responsável pelo Xbox Game Studios, Matt Booty, afirma em comunicado que a estratégia da divisão de videojogos da Microsoft “continua inalterada” e passa por “criar jogos que entusiasmem os jogadores, continuar a desenvolver as maiores ‘franchises’ e criar novas histórias, mundos e personagens”.

“Temos mais de 40 projetos em desenvolvimento ativo, inércia para os títulos que serão lançados no outono e um alinhamento forte para 2026”, promete Booty.

Notícias ao Minuto Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming © Getty Images  

Liderança em causa?

Estes despedimentos de funcionários, cancelamentos de jogos e encerramento daquele que era visto como um dos grandes estúdios da Xbox resultaram em especulação sobre o futuro da liderança de Phil Spencer dentro da Xbox.

Quando começaram a chegar as notícias sobre os ‘cortes’ dentro da divisão de videojogos da Microsoft também houve especulação sobre a possibilidade de Spencer estar de saída. A Microsoft foi rápida a desmentir essa possibilidade, indicando que o líder da Xbox não se vai reformar “tão cedo”.

“O Phil [Spencer] não se vai reformar tão cedo”, afirmou em comunicado enviado ao The Verge a responsável pelas comunicações da Xbox, Kari Perez. “O Phil Spencer vai sair do cargo de CEO da Microsoft Gaming após o lançamento da próxima geração da Xbox”.

No que diz respeito a quem será o próximo líder da divisão de videojogos da Microsoft, foi também indicando que a presidente da Xbox, Sarah Bond, ocupará o cargo de Spencer.

Leia Também: "Consolas Xbox estão mortas", diz um dos membros fundadores da Xbox

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas