Ataque russo faz cinco mortos e 12 feridos na região de Donetsk

Um ataque russo contra a região ucraniana de Donetsk resultou hoje em cinco mortos e 12 feridos, adiantou a agência de notícias ucraniana Ukrinform.

Donetsk, ataque russo,

© Stringer/Anadolu via Getty Images

Lusa
03/07/2025 23:59 ‧ há 10 horas por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

As informações foram divulgadas pelo chefe da Administração Estatal Regional de Donetsk, Vadym Filashkin, na rede social Facebook.

 

"Os russos continuam a caçar civis deliberadamente. Não se tornem alvos deles! Retirem-se o mais depressa possível", instou Filashkin.

As forças de defesa aérea ucraniana abateram hoje um drone russo no distrito de Solomianskyi, em Kiev.

A informação foi divulgada por Tymur Tkachenko, chefe da Administração Militar da Cidade de Kiev, no Telegram, segundo o Ukrinform.

"A queda do drone inimigo foi confirmada. Foram encontrados destroços numa área aberta no distrito de Solomianskyi. Os relatórios preliminares indicam que não há vítimas", frisou.

Conforme relatado pelo Ukrinform, um alerta de ataque aéreo foi declarado em Kiev pela segunda vez num dia devido à ameaça de drones.

As forças de defesa aérea estão a operar em Kiev, tendo também sido emitidos alertas de ataque aéreo em várias regiões.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991 - após a desagregação da antiga União Soviética - e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.  

A guerra na Ucrânia já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, e os últimos meses foram marcados por ataques aéreos em grande escala da Rússia contra cidades e infraestruturas ucranianas, ao passo que as forças de Kiev têm visado alvos em território russo próximos da fronteira e na península da Crimeia, ilegalmente anexada em 2014.

Leia Também: Dissidentes russos pedem libertação de presos políticos em acordo de paz

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas