Europa sofre com onda de calor, enquanto América Latina 'treme' de frio

Divergências de temperaturas entre hemisférios ilustra, segundo a Organização Meteorológica Mundial, o impacto das alterações climáticas. Na Europa há cada vez mais ondas de calor, enquanto na América Latina os termómetros registam cada vez mais frios extremos.

Paris, calor
AnteriorSeguinte

© Reuters

Natacha Nunes Costa
04/07/2025 09:20 ‧ há 8 horas por Natacha Nunes Costa

Mundo

Onda de calor

A Europa está a sofrer uma vaga de calor repentina e intensa, com temperaturas a atingirem os 46,6% em Portugal, um recorde para o nosso país, que nunca tinha registado um número tão alto no mês de junho.

 

Mas os termómetros não dispararam só em Portugal. Em França, pelo menos duas pessoas morreram devido ao calor e o país fechou uma série de monumentos, como a Torre Eiffel. Já Itália ‘levantou’ uma série de restrições aos trabalhos ao ar livre.

O fenómeno, alimentado por um 'domo de calor', que aprisiona ar quente do norte de África desencadeou ainda incêndios florestais em Espanha, Grécia e Turquia, países onde milhares de pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas e onde morreram menos oito pessoas e há centenas de hospitalizados.

Ao contrário do que se passa na Europa, a América Latina sofre com uma onda de frio extremo. De acordo com a imprensa local, Argentina, Chile e Uruguai registaram quedas de temperatura entre 10ºC e 15ºC abaixo dos valores esperados para a época. Na Patagónia chilena, por exemplo, as mínimas chegaram aos -15,7ºC e caiu neve (fora de época) em várias zonas, assim como geadas que destruíram as diversas plantações agrícolas.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial, esta divergência meteorológica está relacionada com as alterações climáticas. No Hemisfério Norte lida com ondas de calor cada vez mais frequentes e mortíferas, enquanto no Hemisfério Sul há cada vez mais frio extremo que ameaçam a agricultura e a segurança.

Leia Também: Tempo quente deixa (ainda) sete distritos sob aviso amarelo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas