Citada pela agência de noticias Europa Press, a rede social explicou que a ideia por detrás do anúncio é que os escritores de IA possam ajudar o humano ao sugerir notas sobre conteúdos enganadores, enquanto os colaboradores decidem o que é suficientemente útil para estar visível.
As Notas da Comunidade geradas por IA na rede social, serão exibidas apenas se forem úteis para os utilizadores, como acontece originalmente com o programa de moderação de conteúdos, recentemente implementado pelo X.
A empresa de Elon Musk explicou que, tal como todos os colaboradores, os escritores responsáveis pelas notas de IA apenas as devem gerar tendo em conta a sua utilidade e relevância.
A rede social afirma ainda que irá apoiar uma séria de escritores de IA no final deste mês, altura em que as notas escritas com recurso à tecnologia podem começar a aparecer no X.
Neste sentido, a iniciativa tem potencial de "acelerar a velocidade e a escala" das Notas da Comunidade, garantiu a empresa, citada pela agência Europa Press, acrescentando que as classificações da comunidade podem ajudar a desenvolver agentes de IA que dão feedback "cada vez mais preciso".
O X também explicou que as notas da IA serão regidas pelo mesmo padrão que as restantes notas e serão devidamente identificadas para os utilizadores, pelo que estas notas apenas ficarão visíveis em mensagens solicitadas pelas pessoas.
Este modelo de Notas da Comunidade também foi, recentemente, aplicado pela Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) permitindo que os próprios utilizadores adicionem informações e contexto a publicações públicas, embora nem todas as notas fiquem automaticamente visíveis, sendo idêntico ao já utilizado na rede X.
Leia Também: X recorre à justiça contra divulgação de medidas anti-desinformação