A Microsoft anunciou esta semana o despedimento de cerca de 9 mil pessoas, um processo que resultou no cancelamento de alguns jogos em desenvolvimento e também no encerramento de um dos grandes estúdios da divisão de videojogos Xbox.
Agora, o criador de ‘Doom’ e líder da Romero Games, John Romero, anunciou que o jogo que se encontrava a desenvolver com financiamento da Microsoft foi uma das ‘vítimas’ destes ‘cortes’ da gigante tecnológica.
“Descobrimos ontem que a nossa editora cancelou o financiamento do nosso jogo, assim como o de vários outros projetos não anunciados em outros estúdios”, pode ler-se no comunicado assinado pela esposa de John Romero, Brenda, numa publicação partilhada na rede social X. “Esta foi uma decisão estratégia tomada ao mais alto nível dentro da editora, muito acima da nossa visibilidade e controlo”.
A Romero Games não é detida pela Microsoft, mas contava com o financiamento da empresa para conseguir manter o estúdio a operar e, desta forma, diz o site IGN que todos os funcionários da produtora de John e Brenda Romero serão agora despedidos. A produtora foi fundada em 2014 e tinha mais de 100 funcionários.
Além deste jogo não anunciado de John Romero, o novo ‘Perfect Dark’ do estúdio The Initiative e ‘Everwild’ da Rare também foram cancelados. Da mesma forma, o RPG online que estava a ser desenvolvido pela ZeniMax Online também foi um dos projetos cancelados.
Os despedimentos na produtora Turn 10 também terão resultado no cancelamento da série ‘Forza Motorsport’, com a ‘franchise’ de corrida a passar a ser representada apenas pela série ‘Forza Horizon’ da Playground Games.
Leia Também: Executivo da Microsoft causa polémica com conselho a pessoas despedidas